Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Codasur Rally Sulamericano
    Uruguai
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge Brasil 2018 (Endurance)
    São Paulo - Endurance
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Mitsubishi Cup
    VeloCittá
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Copa Brasil de Autocross
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Marcas e Pilotos
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Autocross
    Cuiabá



Noticias

21/11/2015
Rosset fatura tricampeonato do Porsche Cup

Piloto terminou em sétimo para conquistar o terceiro título da categoria. Lico Kaesemodel venceu a corrida

Ricardo Rosset escreveu seu nome na história do Porsche GT3 Cup na manhã deste sábado, ao se tornar o primeiro piloto da história da categoria a conquistar o tricampeonato. Para isso, o ex-piloto de Fórmula 1 completou a bateria final da temporada 2015, disputada na manhã deste sábado (21) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) na sétima posição.

A corrida desta manhã foi vencida por Lico Kaesemodel, que triunfou pela primeira vez na categoria justamente na última prova de sua temporada de estreia. Pedro Queirolo completou na segunda posição, após pressionar o piloto paranaense ao longo dos 25 minutos de corrida. Miguel Paludo foi o terceiro, seguido por Edu Azevedo, Ricardo Baptista e Franco Giaffone.

Com o resultado da última etapa do campeonato, ainda sem considerar uma eventual punição, Rosset termina a temporada com 260 pontos, contra 264 de Paludo, que ficou com o vice-campeonato. Constantino Jr. termina em terceiro, com 252, enquanto Ricardo Baptista encerrou o ano com 226 pontos. O quinto lugar ficou com Lico Kaesemodel, com 184.

A próxima temporada do Porsche GT3 Cup ainda não possui calendário para 2016, mas a primeira etapa deverá ser disputada no mês de março.

A corrida

Diferente da sexta-feira, quando a prova teve início com procedimento de relargada após um problema com o semáforo, a decisão deste sábado começou em bandeira amarela. Quando a largada aconteceu, Lico Kaesemodel manteve a liderança, seguido por Pedro Queirolo e Miguel Paludo, que superou Edu Azevedo. Ricardo Rosset e Constantino Jr. avançaram ao quinto e sexto lugares, respectivamente.

Rodolfo Ometto rodou no final da segunda volta, enquanto Guilherme Figueroa rodou no S do Senna. Ricardo Baptista, vencedor da sexta-feira, ganhou a sétima posição ao superar Marcel Visconde na abertura do terceiro giro da corrida. Na frente, Kaesemodel conseguia manter-se à frente de Queirolo com alguma tranquilidade, seguido de perto de Paludo.

Com as posições estabilizadas na parte da frente, as atenções se voltaram ao meio do grid, onde Franco Giaffone passou a pressionar Visconde pela oitava posição. Junto dos dois, Sylvio de Barros e Daniel Schneider também apareceram na disputa.

Precisando superar Rosset para ficar com o título, Constantino abriu temporada de caça ao rival a partir da oitava volta, disputando a quarta colocação. Sem chances de título, Baptista também se aproximou dos dois. Mais atrás, Giaffone finalmente conseguiu superar Visconde com uma manobra no Laranjinha, assumindo a oitava posição.

Assim como na corrida da sexta-feira, quando pressionou Baptista até o final, Constantino seguiu na pressão sobre Rosset, mas as chances do atual campeão caíram por terra em definitivo na 12ª volta. O dono do carro número 00 tentou a manobra para ultrapassagem na reta oposta, errou o ponto de frenagem e parou na caixa de brita.

Para aumentar o drama da decisão do Porsche Cup, Baptista conseguiu superar Rosset na sequência, assumindo a quinta colocação. O dono do carro 11 ainda caiu para o sétimo posto ao ser ultrapassado por Giaffone. As atenções voltarão ao pelotão da frente, uma vez que Miguel Paludo passou a ficar próximo do título, apesar de estar distante dos líderes Kaesemodel e Queirolo.

Lico seguiu tranquilo para vencer pela primeira vez na temporada, seguido por Queirolo e Paludo, que chegou a se aproximar do piloto do Porsche número 13, mas não conseguiu tentar a ultrapassagem. Rosset cruzou a linha de chegada na sétima posição e tornou-se o primeiro piloto com três títulos do Porsche GT3 Cup.

Foto:  Luca Bassani