Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula 1
    Bélgica
  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Gateway
  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
    Termas de Río Hondo

Noticias

14/07/2016
F3 Brasil desembarca em Cascavel

Etapa será disputada em rodada tripla

A Fórmula 3 Brasil realiza neste final de semana sua terceira rodada tripla, marcada para o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), com o campeonato extremamente equilibrado. Após três corridas, a diferença entre Matheus Iorio, líder do campeonato, e Carlos Cunha Filho, atual terceiro colocado, é de apenas três pontos. Entre os dois está Pedro Cardoso, dois tentos atrás do líder.

A etapa terá uma peculiaridade: serão três, e não duas corridas. Isso acontece por conta do cancelamento de uma das duas corridas previstas para a etapa de Santa Cruz do Sul, disputada no último mês de junho, por conta da neblina. Com o aumento de uma corrida na programação, a preparação física será fundamental.

“Em Santa Cruz do Sul, com duas corridas no mesmo dia, já aprimorei o trabalho físico para manter o mesmo nível o dia inteiro. Então veio a surpresa da rodada tripla de Cascavel, uma pista muito veloz e que, com retas curtas e curvas de alta, não dá espaço para o piloto descansar nem margem para erro. A velocidade média da F3 será na casa dos 200 km/h, então intensificamos a preparação física”, comenta Iorio, piloto da Cesário F3.

A preparação dos pilotos envolveu ainda uma série de testes naquele que é o circuito mais veloz do calendário. Entre os competidores que buscaram aperfeiçoar a pilotagem e o equipamento nas atividades extras está Pedro Cardoso, que percorreu mais de 600 quilômetros ao longo dos exercícios praticados na última semana.

“Estamos em uma posição boa para a corrida depois dos treinos que fizemos semana passada. Andamos em uma data próxima da corrida e isso ajuda bastante. Foram mais de 600 km em dois dias, o que foi bem importante para encontrarmos um acerto ideal”, disse Cardoso, atual campeão da Fórmula 4 Sul-Americana.

Assim como Iorio e Cardoso, Cunha Filho também participou de treinos extras no circuito localizado no oeste paranaense. O paulista, punido em Santa Cruz do Sul por provocar um acidente, terá de largar da última colocação em uma das corridas deste final de semana. Mesmo com essa dificuldade extra, o piloto buscará retomar a liderança do campeonato.

“Conseguimos pegar dois dias de tempo bom e pouco vento, o que nos possibilitou um acerto aerodinâmico muito bom. Deu para sentir a evolução do nosso carro. Agora é acelerar muito para poder voltar à liderança do campeonato”, disse o piloto mais jovem do Campeonato Brasileiro de Fórmula 3.

Além de contar com uma corrida a mais em relação as outras rodadas da Fórmula 3, a etapa de Cascavel terá seus treinos abertos já nesta quinta-feira, a partir das 16h50. Veja a programação completa:

Treino Livre 1: quinta (14), 16h50 às 17h30
Treino Livre 2: sexta (15), 10h05 às 10h35
Classificação: sexta (15), 17h às 17h20*
Corrida 1: sábado (16), 8h10 (30 min + 1 volta)
Corrida 2: sábado (16), 13h55 (30 min + 1 volta)
Corrida 3: sábado (16), 8h10 (30 min + 1 volta)

* - vale para a prova 2