Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 29
  • OUTUBRO / 2017
    Fórmula 1
    México
  • 29
  • OUTUBRO / 2017
    Brasileiro de Endurance
    Viamão
  • 29
  • OUTUBRO / 2017
    Suzuki Off Road
    Campos do Jordão
  • 29
  • OUTUBRO / 2017
    Copa Brasil de Turismo 1600
    Caruaru

Noticias

16/07/2016
Iorio vence e dispara na liderança da F3 Brasil

Paulista da Cesário F3 tomou a liderança nos minutos finais, ao superar Leonardo de Souza. Thiago Vivacqua completou o pódio

Matheus Iorio venceu na manhã deste sábado (16) a primeira das três corridas que compõem a terceira etapa da Fórmula 3 Brasil, que acontece no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova, que inicialmente aconteceria em Santa Cruz do Sul (RS), foi transferida para o oeste paranaense por conta do forte nevoeiro que atingiu a cidade gaúcha naquele final de semana.

A segunda colocação ficou com Leonardo de Souza, piloto da Kemba Racing, que liderou a prova até os minutos finais, quando foi superado por Iorio. O pódio ainda contou com Thiago Vivacqua, da Hitech GP. Christian Hahn, companheiro de equipe do piloto vencedor na Cesário F3, foi o quarto, seguido por Guilherme Samaia, também representante do time de Augusto Cesário.

“O que mais me dificultou hoje foi o primeiro safety, muito longo. Depois para passar o Leo no final percebi que ele traseirou um pouco, ameacei a posição. Mas em vez de eu tentar por fora, me lancei por dentro. Passou muito perto, mas sem dúvida foi a manobra da vitória e estou muito contente. Se não fosse ali, acho que ia ser difícil em outro lugar. Agora vamos concentrar para a corrida da tarde”, disse Iorio, após a corrida.

Se a corrida foi a melhor possível para Iorio, os outros dois líderes do campeonato tiveram desempenhos abaixo do esperado. Pedro Cardoso não passou do sexto lugar na primeira bateria do final de semana. Carlos Cunha Filho, por sua vez, abandonou a prova após se envolver em um acidente com Matheus Muniz na parte final da corrida.

Com os resultados da primeira corrida do final de semana, Matheus Iorio disparou na liderança do campeonato, com 45 pontos, 14 a mais em relação ao vice-líder Pedro Cardoso, agora com 31 pontos. Carlos Cunha Filho segue em terceiro, com 27, seguido por Leonardo de Souza, quarto com 22. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Thiago Vivacqua, que soma 19 pontos.

Ainda neste sábado acontece mais uma corrida, esta marcada para 13h55. A pole position é de Artur Fortunato, que liderou todos os treinos em Cascavel.

Saiba como foi a primeira corrida em Cascavel

A prova começou com pista molhada, uma vez que chove desde o final do classificatório realizado na sexta-feira. Desta forma, a direção de prova optou por autorizar a largada com o Safety Car na pista. A bandeira verde só veio na segunda volta, com Leonardo de Souza, sexto colocado em Santa Cruz do Sul, mantendo a primeira colocação.

A bandeira amarela precisou ser acionada ainda no segundo giro, após Leonardo Raucci rodar na reta dos boxes. Mesmo após a remoção do carro do piloto da RR Racing, o Safety Car seguiu na pista, desta vez por conta da neblina que caiu sobre o circuito de Cascavel, repetindo a história da etapa gaúcha.

A corrida só pode ser retomada na 11ª volta, após o vento dissipar o nevoeiro, Souza conseguiu manter a ponta, mas passou a ser pressionado por Thiago Vivacqua, enquanto Christian Hahn era pressionado por Iorio, que demorou quatro voltas para superar o companheiro de equipe da Cesário F3. Guilherme Samaia fechava o grupo dos cinco primeiros.

Iorio seguiu atropelando, e tomou a segunda colocação de Vivacqua na 18ª volta, para, pouco depois, superar Souza e para assumir a liderança da prova de forma definitiva. A prova acabou com o Safety Car na pista mais uma vez, agora por conta de um acidente com Carlos Cunha Filho, que tocou roda com Matheus Muniz em bateu na barreira de pneus antes da reta dos boxes.

Foto: Duda Bairros