Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

19/12/2016
Car Racing vence 500 Milhas de Kart

Time é formado por pilotos da classe Pró-500 da Copa KGV

A equipe Car Racing/AmericaNet venceu a vigésima edição das 500 Milhas de Kart, principal competição de longa duração do kartismo nacional disputada neste final de semana na Granja Viana, após 12 horas de competição.

Composta por especialistas do kart, sobretudo da categoria Pro-500 da Copa São Paulo KGV (disputada neste circuito com o mesmo kart carenado de 17HP), o time de numeral 293 superou estrelas da F-1, Indy, Stock Car, Formula E, WEC e outras categorias internacionais para vencer a prova de 800 quilômetros de duração.

Uma das chaves da vitória foi uma inteligente estratégia de consumo de pneus, que trouxe a vitória para o time nos 30 minutos finais após 12 horas de desafio. Peterson Nakamura, Rodrigo Dantas, José Roberto, Enzo Bortoleto, Breno Pero, Leandro Reis e Alberto Catucci confirmaram o já tradicional destaque dos pilotos que se autodenominam "granjeiros" (especialistas na Granja Viana), que superaram nomes como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Christian Fittipaldi, Felipe Giaffone, Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta entre outros. Ao todo, 43 equipes e mais de 250 pilotos participaram da edição de 2016.

"Foi uma prova muito difícil, tinha que poupar pneus do começo até o final. Chegou uma parte da prova em que ainda faltavam três horas, estávamos virando tempos muito altos, e pensamos: será que acertamos a estratégia? Deu certo! A vitória é ainda mais especial por ser a vigésima edição e por um time de granjeiros, ou seja, da turma que está sempre competindo na Copa São Paulo de Kart", diz Alberto Catucci, que, além de disputar a Pro-500 e outras categorias na Granja Viana, também é o instrutor da Escola de Pilotagem do Kartódromo.

O pódio histórico nas 500 Milhas de Kart ainda teve outros especialistas do kart, como a equipe Spirit Sports em segundo, Cifarma em terceiro (do piloto da Stock Car, Valdeno Brito, e Caio Collet, terceiro no Mundial de Kart do ano passado), MV Racing em quarto e quinto, e Medina Motosports em sexto (time de Giuliano Raucci, sexto no Mundial de 2013).

"Quando criamos esta prova, a ideia era ter uma confraternização de pilotos de diversas categorias do jeito que todos gostam, acelerando. E esta vigésima edição foi especial por premiar uma estratégia inteligente de consumo de pneus, algo inédito na história das 500 Milhas. É muito legal ver os especialistas da Copa SP de Kart vencendo a prova e dominando o pódio em meio a tantas estrelas de categorias internacionais. Também é importante destacar o bom desempenho da nova geração de pilotos que estão representando bem o Brasil nos últimos Mundiais de Kart", diz Giaffone, piloto e organizador das 500 Milhas de Kart, lembrando que alguns jovens kartistas também já se destacaram neste evento e depois chegaram na F-1, caso de Felipe Massa, vencedor da edição de 1997. "Tomara que a história se repita", completa.

Na categoria B, a vitória foi da equipe Red Bode - que chegou a liderar na geral a menos de 30 minutos do fim, mas, sofrendo com o forte desgaste de pneus na hora final (em que a temperatura já chegava aos 30 graus Celsius), perdeu muito rendimento, ficando com a sétima colocação na geral.