Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

19/02/2017
Fórmula E: Buemi vence em Buenos Aires

Suíço assumiu a liderança da prova na sexta volta e conquistou a terceira vitória na temporada.

Sébastien Buemi venceu na tarde deste sábado (18) o ePrix de Buenos Aires, terceira etapa da temporada 2016/2017 da Fórmula E. O suíço, atual campeão da categoria dos carros elétricos, segue com 100% de aproveitamento no campeonato, já que venceu também as corridas realizadas em Hong Kong e Marrakesh.

O piloto da Renault e.Dams largou da terceira posição, mas conseguiu superar Lucas di Grassi e Jean-Eric Vergne, tomando a primeira posição na sexta das 37 voltas da prova. Coube ao francês da Techeetah terminar em segundo, seguido pelo brasileiro da Audi Sport, que está sob investigação por uma saída insegura dos boxes. Nicolas Prost, companheiro de Buemi, terminou em quarto, seguido por Nelsinho Piquet, da NextEV.

Loïc Duval levou o carro da Dragon Racing ao sexto lugar, deixando Daniel Abt, que fez uma corrida de recuperação, com o sétimo posto. Jérôme D’Ambrosio fechou a corrida com a oitava posição após grande disputa com Duval, seu companheiro de equipe, nas voltas finais. Oliver Turvey foi o nono com o equipamento da NextEV, enquanto José Maria Lopez fechou o grupo dos dez melhores com o equipamento da DS Virgin.

A próxima etapa da Fórmula E acontece no dia 1º de abril, com a realização do ePrix da Cidade do México, que será disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Confira como foi a corrida

A prova teve início com Di Grassi mantendo a primeira colocação, seguido por Vergne e Buemi. Piquet conseguiu manter a quinta posição mesmo após sofrer forte pressão de Rosenqvist. O Full Course Yellow foi acionado pela primeira vez logo no giro inicial, por conta de Adam Carroll, que ficou lento na pista com sua Jaguar.

A relargada veio na segunda volta e Evans conseguiu a ultrapassagem sobre D’Ambrosio para assumir a oitava posição. No mesmo giro, Vergne superou Di Grassi para assumir a liderança da prova. O brasileiro, aliás, perdeu ritmo e virou presa fácil para os rivais, perdendo a posição para Buemi no terceiro giro.

Quem começou a se destacar na corrida foi Nicolas Prost, que ganhou as posições de Rosenqvist e Piquet no quinto giro, assumindo a quinta colocação. Na passagem seguinte, Buemi superou Vergne para tomar a liderança da prova em Buenos Aires, no mesmo momento em que Turvey ganhou a terceira posição de Di Grassi.

Um dos destaques dos treinos, Sam Bird ficou lento na pista e abandonou a corrida momentos depois. Maro Engel, por sua vez, rodou e perdeu muitas posições. Na 12ª passagem, foi a vez de Prost ganhar a posição de Di Grassi, avançando ao quarto posto. O francês, porém, não conseguia superar Turvey, que passou a segurar quem vinha de trás.

A rodada de paradas nos boxes começou na 19ª volta, quando Turvey e Evans fizeram a troca de carro. Os líderes – com exceção a Rosenqvist – entraram no giro seguinte, com Di Grassi e Piquet ganhando a posição de Turvey. A dupla da Mahindra foi para a troca de carros apenas no 21º giro, mas os dois pilotos tiveram problemas.

Di Grassi recuperou a terceira posição na 24ª passagem ao ultrapassar Prost. Mais na frente, Buemi, que chegou a ter mais de quatro segundos de frente, viu Vergne cortar a diferença para 2s5 na abertura da 30ª volta. Lopez seguiu avançando e ganhou a 12ª posição ao superar Sarrazin.

Na 35ª volta, Di Grassi passou a ser investigado por uma saída de boxes insegura que quase provocou um acidente com Piquet. Na frente, Buemi viu conteve o avanço de Vergne para garantir sua terceira vitória na temporada.

Foto: FIA Formula E